fbpx

 

 

 

 

O que é lightpainting? Literalmente, é pintar uma foto com a luz.

Se você conhece um pouco de fotografia, sabe que a foto não é nada além de luz, que entra pela lente e reflete no sensor, que registra a imagem recebida. Dependendo da configuração da câmera, entra muita luz e não conseguimos enxergar muita coisa além do branco, ou entra pouca e a fotografia sai escurecida, até mesmo preta. As câmeras compactas não nos deixam ter essa percepção e, por isso, é muito legal conhecer uma câmera DSLR para entender.

Bom, vamos para a receita!

Ingredientes:
1 tripé (ou algum lugar que você possa deixar a câmera estável), 1 câmera que possibilite alterar suas configurações, 1 lanterna (ou mais) e muita imaginação.

Modo de fazer:
configure sua câmera para longa exposição, em torno de 10 segundos no mínimo, e iso baixo. Algumas câmeras possuem a opção bulb, a qual permite que deixe o obturador aberto segurando botão de disparo. Assim, você tem total liberdade de expor pelo tempo que desejar. Após configurar a câmera, solte a imaginação. A ideia é desenhar mesmo, contorne alguém com a luz, escreva seu nome… Divirta-se!

    0008lp

Essa última foto foi feita com o auxílio de um flash, que, ao disparar, congelou a imagem dos noivos. Após o disparo, o fotógrafo girou a câmera para fazer o efeito das linhas de luz. Ou seja, você não precisa deixar a câmera sempre parada, também pode movimentá-la para obter o efeito. O que vale é soltar a imaginação!

 

Ok, ensinei vocês a fazer lightpainting, mas o título diz que é na luz do dia e eu só mostrei fotos feitas no escuro, né!?
Então, voialá!

Para fazer a técnica na luz do dia, configuramos a câmera da mesma forma, mas deixamos o diafragma bem fechado, +- em f20. Assim, a câmera vai receber menos luz e registrar tanto o ambiente, quanto o seu desenho. Também é legal utilizar filtros UV para auxiliar a reduzir a entrada de luz ambiente, sem perdê-la. Se você não tiver um filtro, pode colocar um óculos de sol na frente da lente, ajuda bastante.

Essas são as fotos que o pessoal fez no workshop que dei ontem na Weekreate, semana acadêmica do curso de Produção Multimídia do Senac RS:

 

Se você não tem uma DSLR e terminou de ler esse texto pensando “ok, legal, mas nunca vou poder fazer isso”, fique tranquilo. Existem aplicativos para celular para fazer lightpainting! Anota aí:

Para iPhone: LongExpo

Para Android: Long Exposure Camera 2

Curtiu? Bora fazer então!

Daph

Porto alegrense de 21 anos, sagitariana, apaixonada por fotografia, pandas, cookies, livros, viagens, design e coisas fofinhas.

Categorias de posts