O que é um book?

 

 

 

Do inglês: book
n 1 livro. 2 tomo. 3 libreto de ópera. 4 talão. • vt+vi 1 registrar. 2 reservar. I booked two seats for… / reservei duas entradas para… 3 autuar. by (the) bookcoll de acordo com as regras. to be booked up estar lotado (hotel etc.). to book in registrar-se (em hotel, balcão de despachos no aeroporto etc.). to be in one’s good / bad book ser benquisto / malquisto por alguém.

Do dialeto brasileiro: ensaio fotográfico ou sessão fotográfica.

 

Esses dias, explicando para um cliente o que era o photobook que eu havia incluído na proposta, percebi que pouca gente sabe que book fotográfico é um portfólio para modelos e não aquela sessão de fotos em um lugar bonitinho ou no estúdio. Na verdade, muitos fotógrafos chamam a sessão de book e… Ok, não deve ser tão errado, já que se usa tanto e muita gente entende. Deve ser tipo o “você” que veio do “vossa mercê” e de tanto a galera falar, acabou sendo incluído na lingua portuguesa e está, hoje, nos nossos dicionários, textos e diálogos. Mas o problema do book vem quando o fotógrafo quer vender um photobook, que não é um ensaio fotográfico, mas um livro com as fotos do cliente impressas, e ele acha que, por aquele valor, tu vai fazer as fotos do evento, um ensaio e ainda colocar tudo isso num livro impresso.

Sendo o book voltado para modelos, a ideia é quase a mesma de um ensaio: é feita uma (ou mais) sessão fotográfica e as fotos, então, são colocadas em um “livro” que a/o modelo leva nas agências para mostrar como é o seu trabalho. Nada além de um portfólio, gente. E isso não impede você, cidadão comum, de fazer um book e levar numa agência para ver se te aceitam… Mas não esqueça que, quando você for pedir para o fotógrafo fazer suas fotos naquela praça linda que tem perto da sua casa, peça um ensaio ou sessão fotográfica. E se ele/ela for te oferecer um photobook, é para te entregar um livro, tipo álbum, com suas fotos impressas, bonitinhas e diagramadas para enxer seus olhos de boas recordações. Belê!? ;)

 

Essa sessão é para você, amigo e cidadão comum, que não sabe muito sobre fotografia, mas sempre é chamado para fazer as fotos dos aniversários de família. Ou para você que quer saber como fazer as fotos dos aniversários de família.

 

Até o próximo post, galere!

heart13

 

Daph

Porto alegrense de 21 anos, sagitariana, apaixonada por fotografia, pandas, cookies, livros, viagens, design e coisas fofinhas.

Categorias de posts